17 de dezembro de 2015

Saga Harry Potter, por J. K. Rowling

Gênero: Literatura Infanto-Juvenil
Autor: Joanne "Kathleen" Rowling (J. K. Rowling)
Páginas: Pedra Filosofal - 263 / Câmara Secreta - 287 / Prisioneiro de Azkaban - 348 / Cálice de Fogo - 583 / Ordem da Fênix - 703 / Enigma do Príncipe - 471 / Relíquias da Morte - 590
Ano de Publicação: 1997 - 2007
Editora: Rocco
ISBN-13: Pedra Filosofal - 978-8532511010 / Câmara Secreta - 978-8532511669 / Prisioneiro de Azkaban - 978-8532512062 / Cálice de Fogo - 978-8532512529 / Ordem da Fênix - 978-8532516220 / Enigma do Príncipe - 978-8532519474 / Relíquias da Morte - 978-8532522610


Livros da Saga Harry Potter
     "Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrenta, num duelo, o cruel Voldemort. 
       Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos."

     Embora esta seja a sinopse oficial da coleção, talvez por estar escrito apenas no primeiro livro da série, quando acreditavam que não seria um sucesso, escreveram de maneira estranha a história (principalmente a parte em que colocam que uma coruja resgatou-o da casa dos tios!), mas tudo bem, o que importa é que entendemos o texto (acho). Hahaha
     Essa foi a primeira coleção com mais de 3 livros que li. Escrevi até um post no blog quando pequena, relatando minhas primeiras observações (mais com relação aos filmes, e de maneira bem infantil, uma graça xD). Se tiverem interesse em ler ou dar uma olhadinha é só clicar aqui. ;)
     Bom, continuando - após aquele momento de melancolia -, a saga Harry Potter é conhecida no mundo inteiro, merecidamente, tanto pelos livros quanto pelos filmes, ambos muito bem feitos: uns com uma escrita brilhantemente realizada, fácil de ler e de imaginar cada pedacinho relatado; outros muito bem dirigidos e produzidos, com efeitos especiais bem semelhantes aos fatos descritos nas histórias (em parte graças a participação árdua da autora J. K. Rowling nas gravações e na escolha dos personagens, dificultando falhas muito comuns em outros filmes baseados em livros). 
Filmes da Saga Harry Potter
     O mais interessante de se ler os livros antes dos filmes (ou até mesmo depois de os assistir, não tenho muito problema com isso) é a possibilidade de se jogar "Encontre as Diferenças". É impressionante como há diferenças entre ambos que são imperceptíveis da primeira vez que se entra em contato com a série e se tornam chocantes ao se saber toda a história - até mesmo pequenos detalhes se tornam visíveis, juro! Aconselho, caso você já tenha lido ou assistido, a tentar fazer isso, se complementando com o resto da série, é bem divertido! 
     As únicas críticas que tenho a respeito da coleção são apenas com relação à produção: dos livros, o que mais me desapontou foi a maneira com que se relatou o combate final entre Voldemort e Harry Potter (muito breve, levando-se em consideração que a história demorou 7 livros pra ser finalizada de maneira tão simples); e dos filmes, o que mais me intriga são os cortes entre as cenas que, para alguém que leu os livros, tornam confusas as ligações entre um ato e outro (isso não era perceptível para mim da primeira vez que assiste, apenas recentemente percebi como era confuso). 
     De resto, não tenho o que reclamar. Sou fascinada por esta coleção e tenho certeza que, se você ainda não leu, saiba que esta foi a melhor história pensada dentro de um trem que viajava de Manchester a Londres e mais lida no mundo, tanto por crianças, quanto adolescentes e adultos.
     Boa leitura! Depois me conta o que achou de diferente entre os filmes e os livros ;)

Ana L

Nenhum comentário:

Postar um comentário